André Paganelli



Nascido em São Paulo em 15 de abril de 1972, André Paganelli é músico saxofonista e atualmente um dos nomes mais prestigiados na área instrumental brasileira. Sua impressionante atuação no cenário musical levou-o ao Disco de Ouro da Gravadora Bompastor, 2009 por ter atingido a impressionante cifra de 200 mil cópias vendidas. Com linguagem musical bastante contemporânea, Paganelli apropria-se da música com paixão, sentimento e poder. Considerado pela crítica um dos instrumentistas de maior influência em sua geração, Paganelli é também conferencista, escritor, produtor, compositor e arranjador, empreendendo para si e a convite de terceiros. 

Iniciou a carreira em 1998, sendo conhecido como o “Kenny G brasileiro”, e nesses 15 anos vem excursionando com seus shows por várias cidades no Brasil, Estados Unidos, Suíça, Inglaterra, Portugal, Itália, Espanha, França e Israel. Tem 17 CDs gravados, sendo 14 álbuns inéditos e três coletâneas, um DVD gravado na casa de espetáculos Via Funchal em São Paulo (Live In Concert Amigos), outro DVD gravado no Village Studios em Los Angeles, EUA (DUO One day of Musicians), com a participação do saxofonista norte-americano Eric Marienthal, e ainda mais de 20 produtos com o seu nome. Paganelli também é autor dos livros Verdadeiros Adoradores (1999) e O Perfil do Adorador, esse lançado em 2009 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e laureado com o Prêmio ARETÉ (ASEC), na 21ª Bienal do Livro - 2010, em São Paulo. Em setembro de 2013 fez o lançamento do seu livro autobiográfico "Da Caverna a Luz" na ALESP, livro este prefaciado pelo jornalista e comentarista da Rede RECORD de TV Percival de Souza. 

Paganelli estudou com grandes músicos nacionais, sua formação musical e estilo têm a influência direta do Smooth Jazz norte-americano na execução dos saxofones alto e soprano, trazendo em seus solos interpretações suaves e marcantes, característica relevante para o segmento. Também traz consigo forte influência dos saxofonistas Kenny G, Dave Koz, Warren Hill, David Sanborn, Eric Marienthal e Nelson Rangell. Em 2011, foi certificado pela Faculdade Livre de Música de São Paulo – IMER- com título de Mestrado Livre em Saxofone e Composição e Regência. É membro da Ordem dos Músicos do Brasil, da Associação Brasileira de Regentes Arranjadores e Músicos – ABRAMUS - sendo também membro votante do Grammy Latino. 

Foi homenageado com inúmeros prêmios e títulos. Em 2009, foi o vencedor do Troféu Talento, maior premiação concedida no gospel nacional. No mesmo ano, recebeu uma Menção Honrosa na Ordem dos Músicos do Brasil por seu profícuo desempenho profissional e valiosa dedicação à música, como arte e cultura, na sua mais cristalina forma. Após o lançamento, em 2009, do álbum Live In Concert Amigos, Paganelli foi nomeado para a 11ª Entrega Anual do Latin GRAMMY (2010) nas categorias de melhor álbum instrumental, melhor vídeo musical versão longa e melhor álbum de engenharia de gravação. Também recebeu o famoso Prêmio QUALITY Gold Cultural nas edições de 2011 e 2012. Em 2013 recebeu o título no grau de Comendador da Sociedade Brasileira de Educação e Integração (SBEI). 

Paganelli é mais do que um empreendedor e músico de sucesso, ele é um testemunho vivo de superação, perseverança e dedicação à sua arte. 


 

Página Inicial
 
   
 
Twitter Facebook Orkut youtube